“Número de urnas com problemas está abaixo do esperado”, garante TRE/AL

 

Até o início da tarde deste domingo (07), a menos de três horas para o fim da votação, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), registrou 110 ocorrências relacionadas ao funcionamento das urnas eletrônicas em todo o Estado.

Destas 110 notificações, 67 urnas biométricas foram substituídas e as demais tiveram os problemas solucionados pelos técnicos do TRE/AL. De acordo com o diretor-geral do TRE, Marcondes Grace Silva, o número de ocorrências foi menor que o esperado, e a Justiça Eleitoral alagoana estava preparada, com grande número de urnas de contingência, para atuar em situações de necessidade.

“São quase sete mil urnas em todo o Estado e este percentual de substituições está abaixo do esperado por nossa equipe”, destacou Grace. O diretor explicou, ainda, que o TRE/AL está com equipes de técnicos espalhadas em regiões estratégicas de Alagoas, atendendo prontamente aos chamados dos cartórios eleitorais.

Lentidão na hora de votar

O diretor-geral do TRE ainda explicou que algumas eventualidades podem atrasar a votação, como a leitura das digitais de eleitores mais idosos. “Quando as digitais não conseguem ser detectadas, a orientação é que, após algumas tentativas, o mesário libere a votação ao checar a foto do eleitor no caderno de votação e o documento de identidade. Por conta do calor, pode ser que as mãos úmidas também retardem o reconhecimento das digitais, mas nada fora do normal”, explicou.

(FGB)

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

.

Acesso rápido