Jurista Antônio Carlos Gouveia se despede do TRE/AL

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, conduziu na última quinta-feira, 24 de julho, a última sessão do Pleno do TRE em que participou como desembargador eleitoral o jurista Antônio Carlos Freitas Melro de Gouveia.
O desembargador Sebastião enalteceu a capacidade intelectual e o caráter conciliador do jurista. "O desembargador, que participa conosco pela última vez, além da inteligência e preparo é uma pessoa maravilhosa e muito dignificou a Justiça Eleitoral alagoana", afirmou Sebastião.
O trabalho que desenvolveu como desembargador eleitoral, representando a classe dos juristas, teve aprovação generalizada, tanto dos integrantes da Corte Eleitoral quanto da Procuradoria Regional Eleitoral. Em meio a pronunciamentos carinhosos e irreverentes, os presentes foram categóricos ao reconhecer o valor dos trabalhos e a fidalguia no trato com todos os que tiveram o privilégio da convivência calma e harmoniosa com o desembargador, carinhosamente apelidado de "Cacá".
Para o procurador regional eleitoral, Marcial Duarte Coelho, o desembargador Antônio Carlos é uma pessoa que atrai o respeito dos mais variados setores da sociedade, dada sua capacidade e a confiança que inspira em todos que o conhecem. "Será uma satisfação muito grande continuar trabalhando com o senhor na Comissão de Combate aos Ilícitos Eleitorais", disse o procurador eleitoral.
Thiago Bomfim, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), afirmou ser uma satisfação ter “emprestado” à Corte Eleitoral alagoana o ilustre e elegante colega. "Temos a convicção de que ele contribuiu em vários âmbitos, além de levar a calma e a serenidade intrínsecas à sua personalidade a este Tribunal. A tristeza de sua saída só é substituída pela alegria de tê-lo de volta", concluiu Thiago.
Ao falar pela última vez como desembargador eleitoral, Antônio Carlos Gouveia destacou o início um tanto amedrontador e odo zelo de todos para com ele. Destacou o firme apoio que recebeu do então desembargador eleitoral Luciano Guimarães Mata. "Sei que aqui existe realmente um bem querer verdadeiro, construído com a convivência. Tenho a convicção de que dei o melhor de mim", analisou o jurista.
Homenagem a Suassuna
Outra homenagem feita na sessão desta quinta-feira foi ao ilustre escritor paraibano Ariano Suassuna, morto na manhã desta quarta-feira em Recife. O desembargador Sebastião afirmou ter uma admiração muito grande pelo escritor e solicitou que se expedisse um voto de pesar em reconhecimento ao "homem que não só dignificou os escritores brasileiros como, com sua peculiar forma nordestina de se expressar, cativou a todos que tiveram o privilégio de, como eu, ouvi-lo em palestras que, brilhantemente”, proferiu.
(AC)