Juízes e promotores participam de estudos sobre Direito Eleitoral

Teve início nesta quinta-feira (22), no auditório do hotel Radisson, o I Ciclo de Estudos em Direito Eleitoral, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), como ação integrada do Plano de Aperfeiçoamento de juízes e promotores eleitorais, considerando as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cerca de 80 profissionais participaram do curso, que será concluído amanhã, dia 23.
Para o desembargador James Magalhães Medeiros, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), por mais experiente que um juiz ou promotor eleitoral sejam, é preciso se reciclar sempre e aprender com a experiência dos mais velhos
“Esta é uma oportunidade única que todos estão tendo para discutir temas que serão muito importantes para os que atuarão diretamente nas próximas eleições e, da mesma forma, trata-se de importantíssimo evento para a vida profissional e pessoal de cada um de nós”, avaliou o desembargador James Magalhães.
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargador eleitoral Luciano Guimarães Matta, destacou a qualidade de todos os integrantes do ciclo de estudos, em sua maioria juízes e promotores eleitorais com experiência comprovada em diversos pleitos. “Há muito professores aqui nessa plateia, imensamente qualificada e selecionada, e isso muito nos deixa satisfeito. Tenho certeza que os conhecimentos que serão adquiridos nos próximos dias serão de enorme valia para todos”, afirmou.
Luciano Guimarães concluiu seu pronunciamento falando sobre o momento onde haverá um equilíbrio, onde o juiz e o promotor eleitoral não precisarão ser protagonistas do processo eleitoral. “O eleitor, com o fim da compra de votos e com a maior educação da população, passará a ser o grande protagonista de todo o processo eleitoral”, concluiu.
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), Luís Márcio Victor Alves Pereira e teve como tema a propaganda eleitoral.
(FGB)