Servidores do TRE/AL participam de capacitação sobre Libras e acessibilidade
Em mais uma atividade de capacitação para seus servidores, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) realizou nesta sexta-feira (28), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL), uma palestra de Sensibilização sobre Acessibilidade com foco em Libras.
Com objetivo de conscientizar e preparar os servidores do TRE/AL, especificamente àqueles que lidam diretamente com atendimento ao público, para inclusão adequada de surdos e deficientes auditivos, a diretora da Inilibras Treinamento e Consultoria, Simone Ribeiro, abordou diversos assuntos ligados a importância da língua de sinais como meio de comunicação e o exercício da cidadania pela pessoa surda e com deficiência auditiva.
O servidor Mario Luiz de Moraes Guerra Junior, analista do Cartório Eleitoral de Quebrangulo ( 28º Zona Eleitoral) considera eventos de capacitação sempre muito bem-vindos. Segundo Mario "o evento tem uma importância singular pois auxilia o servidor a compreender melhor o universo do deficiente auditivo, resultando na melhoria da qualidade de atendimento dos eleitores portadores da aludida deficiência como também no crescimento pessoal e profissional dos servidores".
A atividade faz parte das ações previstas pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Tribunal que busca implementar, de maneira gradual e sistemática, medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, atitudinais e de comunicação, visando à promoção do acesso amplo e irrestrito, com segurança e autonomia, de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Dentre as ações do Plano Anual de Capacitação de 2015 está previsto um curso de Libras que deverá ser destinado, a princípio, a todos os servidores lotados no âmbito dos cartórios eleitorais do Estado.
(AC)