Curso transforma servidores da Justiça Eleitoral em "multiplicadores"

Transformar os servidores da Justiça eleitoral alagoana em "multiplicadores da cidadania". Esse foi o objetivo do curso realizado nesta sexta-feira (14), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que contou com a presença de cerca de oitenta servidores, lotados na sede do órgão e nos cartórios de Maceió e do interior. Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a capacitação foi ministrada por também servidores da Justiça Eleitoral de outros Estados, com experiência em ações semelhantes.
A abertura do evento foi feita pelo diretor da EJE, desembargador eleitoral Alexandre Lenine Pereira e contou com a presença da diretora-geral do TRE/AL, Celina Bravo. O objetivo do curso é preparar os servidores para atuarem como multiplicadores dos Projetos Eleitor Jovem e Eleitor do Futuro, que transmitem conhecimentos para jovens nas faixas etárias de 10-15 anos (Eleitor Jovem) e de 16-17 anos (Eleitor do Futuro).
Responsável pela primeira etapa da capacitação, a servidora do TRE do Acre, Karina de Freitas, orientou os presentes sobre a importância de ter uma linguagem acessível ao mundo dos jovens e crianças, principais beneficiados com os projetos da EJE. De uma forma dinâmica, os servidores se transformaram em palestrantes, criando um ambiente imaginário como se estivesse interagindo com um público infantil.
"Com certeza sairemos daqui muito mais preparados para levar noções de cidadania a este público tão importante. Atuando como multiplicadores, ainda temos a chance de interagir com os futuros eleitores, transformando-os em possíveis fiscais da Justiça Eleitoral na busca incansável pelo fim da corrupção nas eleições", destacou uma das participantes.
A segunda etapa do curso ficou sob a responsabilidade do servidor do TRE da Paraíba, Alexandre Basílio. Com o tema "Capacitação para cidadania", Alexandre tratou sobre temais atuais que são importantes na formação de uma consciência cidadã nas crianças e jovens.
(FGB)