TRE/AL implantará Sistema Eletrônico de Informação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, aprovou a proposta de implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que propicia o gerenciamento de toda a documentação administrativa em ambiente virtual.
O desembargador presidente do TRE/AL encaminhou ofício ao TRF- 4ª Região, no intuito que seja firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos, permitindo a cessão gratuita do sistema. A sugestão para a implantação do SEI partiu da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão da Direção-Geral da Justiça Eleitoral alagoana.
“Trata-se de um sistema de gestão de processos eletrônicos, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com a atualização e comunicação de novos eventos em tempo real”, explicou Ney Palma, assessor de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE/AL.
Ainda de acordo com o assessor, a partir da implantação do Sistema, os memorandos, as informações, os processos administrativos e até mesmo os ofícios passarão a ser emitidos com o uso do SEI. “A implantação deste sistema constitui projeto de grande importância estratégica para o Tribunal, sendo capaz de proporcionar economia substancial aos cofres públicos”, enfatizou Ney Palma.
Afora a redução dos gastos, há também outros benefícios decorrentes da virtualização dos processos administrativos, como a celeridade na tramitação, segurança, desburocratização, aumento da produtividade, impossibilidade de deterioração dos documentos devido ao manuseio, transparência e preservação ambiental, proporcionado pela dispensa de papéis.
(FGB)