Fim do papel: TRE/AL implanta Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Esta terça-feira (01) marca o início de uma nova era na Justiça Eleitoral alagoana. Com a implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, toda gestão de documentos administrativos será feita eletronicamente com segurança, celeridade, economicidade, autenticidade e, o mais importante: sem o uso do papel.
Uma instrução normativa assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, publicada no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral desta terça, determina que o sistema informatizado entre em funcionamento a partir do dia 1º de dezembro, sendo seu uso obrigatório em todas as unidades administrativas do TRE/AL a partir do dia 07 de janeiro de 2016.
A primeira etapa da implantação foi a apresentação do SEI para os gestores das unidades, momento em que foram informadas as principais características do software, entre elas a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais, o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema.
Posteriormente, dezenas de servidores passaram por um treinamento experimental com o sistema, aprendendo a lidar diretamente com todas as suas particularidades. Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/AL, Henrique Méro, o novo software veio para facilitar o trâmite burocrático dos processos, pois funciona 100% via internet, possui controle de nível de acesso e múltiplas unidades podem ter acesso aos documentos ao mesmo tempo.
“A libertação do papel como suporte físico para os documentos institucionais é um passo muito importante para a Justiça Eleitoral alagoana, pois a celeridade e a segurança são duas das principais vantagens apresentadas pelo SEI. Esse foi o primeiro passo para um novo tempo”, comemora Méro, que ainda ressalta que o objetivo do TRE/AL é virtualizar também os processos judiciais até o fim de 2016.
(FGB)