Des. Sebastião Costa fala sobre novo prédio, construção e eleições

Em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira (18), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, falou sobre a mudança dos setores da Secretaria do Regional para o prédio locado no bairro do Farol, sobre a construção da nova sede da Justiça Eleitoral e sobre as Eleições 2016.
De acordo com o presidente do TRE/AL, a prioridade da atual gestão é a construção do prédio que abrigará os órgãos da Secretaria do órgão. Já foi feito um pré-contrato para a compra de um terreno, localizado na avenida Josefa de Melo, em Cruz das Almas. A gestão está apenas aguardando que a Prefeitura de Maceió concretize o desmembramento do terreno para iniciar os projetos e viabilizar a liberação da verba para a construção.
“O terreno foi escolhido por ter uma área de dez mil metros quadrados, com duas saídas, ideal para projetarmos uma sede voltada para o futuro, pensando sempre no bem-estar dos servidores que atuarão no local e na qualidade dos serviços prestados à população”, explicou o desembargador-presidente do TRE.
Sobre os processos atualmente em tramitação na Justiça Eleitoral alagoana, o desembargador Sebastião Costa Filho explicou que os prazos estão todos sendo cumpridos de acordo com a legislação. “Quase 90% dos processos referentes às Eleições 2014 já foram julgados e não temos mais tantos processos pendentes. Acontece que processos chegam todos os dias, mas nada que chame a atenção ou mereça um olhar de preocupação”, disse.
Novas instalações e mudança de setores
O presidente do TRE/AL comemorou bastante a mudança dos setores administrativos para o prédio locado da Organização Arnon de Melo, localizado na rua Aristeu de Andrade, no Farol. Desde a última segunda (16), alguns setores já funcionam no local e foi realizada a primeira sessão do Pleno. A expectativa é que nos próximos quinze dias todos os demais setores já estejam funcionando no prédio.
“No geral, as instalações atendem à nossa necessidade atual. Não tínhamos propostas de outros imóveis e é preciso que se destaque o trabalho realizado pela gestão anterior, comandada pela desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que conseguiu encontrar o prédio e foi muito feliz na compra de todo o material que foi usado na adequação, pois tudo que está aqui, incluindo divisórias e móveis, será levado pro novo prédio. Nada será desperdiçado”, enfatizou Sebastião Costa.
Eleições 2016
Falando sobre o processo eleitoral de 2016, o desembargador disse estar tranquilo em relação à organização e logística do pleito, visto que toda a organização já está sendo feita desde janeiro deste ano pelos diversos setores da administração do TRE/AL. Para ele, “desde que as pessoas sejam sérias e responsáveis, o processo eleitoral se torna a coisa mais simples do mundo. Falta apenas responsabilidade funcional por parte dos candidatos e o povo precisa entender seu papel e ajudar na fiscalização e no combate aos crimes eleitorais”.
Sebastião Costa Filho concluiu a entrevista afirmando que o Brasil precisa de políticos sérios e comprometidos e de um povo mais consciente, que não se anime com a possibilidade de vender seu voto por uma quantia em dinheiro ou qualquer benefício. “A fiscalização tende a ser sempre mais atuante por parte das entidades e da própria população. Temos uma legislação eleitoral dura, que pune com a cassação do mandato aqueles que insistem no crime, mesmo sabendo que podem perder os cargos”, finalizou.
(FGB)