Programa de educação ambiental do TRE/AL completa 8 anos em 2015
30/03/2015 11:15
-
Atualizado em 22/02/2025 03:11

No início do mês de março, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, resolução que determina aos órgãos e conselhos do Judiciário a criação de unidades ou núcleos socioambientais e a implantação, nesses órgãos, de planos de logística sustentável. De caráter permanente, as unidades ou núcleos socioambientais estarão subordinadas, preferencialmente, a alta administração do órgão.
A nova norma busca estimular a reflexão e a adoção de padrões de compra, consumo e gestão documental, bem como na ação do corpo funcional: magistrados, servidores, estagiários e funcionários terceirizados.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) instituiu, em 2007, o Programa de Educação Ambiental e, em 2009, a Comissão do Programa de Educação Ambiental. Segundo Dóris Maria de Luna Tenório, analista judiciária e membro da Comissão Ambiental do TRE/AL, o programa nasceu de uma ação voluntária, com o intuito de induzir um modelo de gestão pública que diminua os impactos negativos causados ao meio ambiente. Assim, ao longo dos últimos anos, o TRE/AL dispôs de um grupo voltado para a temática, contribuindo com ações educativas e de incentivo a práticas sustentáveis com foco na preservação do meio ambiente.
Campanhas internas
De acordo com Dóris Tenório, várias ações educativas foram implementadas no âmbito do TRE/AL, como Semanas do Meio Ambiente, campanhas de consumo consciente, recolhimento permanente de pilhas e baterias, palestras e cartazes abordando temas ligados a sustentabilidade e preservação ambiental.
A próxima ação está sendo programada e é relacionada ao descarte de lixo eletrônico das residências dos servidores. Segundo a analista o lixo eletrônico não pode ser descartado com o lixo comum, pois os equipamentos têm produtos tóxicos que são altamente poluentes como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio. “Assim se não estiverem descartados em condições corretas podem contaminar pessoas, animais, ar, água e o solo”, finaliza.
A Semana do Lixo Eletrônico ainda não tem data marcada. Deve acontecer em junho, como parte dos trabalhos relativos ao Dia Mundial do Meio Ambiente. “Ainda estamos buscando uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o recolhimento do material coletado”, informou Doris.
O TRE/AL faz sua Coleta Seletiva através da COOPREL- Cooperativa de Recicladores de Lixo de Alagoas, através de um termo de compromisso que tem por objeto a destinação de materiais recicláveis descartados.
(AC)
02m 49s de leitura