02 de setembro: prazos para os 30 dias anteriores ao pleito
O período eleitoral transcorre normalmente e as campanhas ganham as ruas e os meios de comunicação em Maceió e no interior. A programação no calendário eleitoral deste ano, referente ao dia 02 de setembro (sexta-feira), traz prazos de exigências significativas, a exatos 30 dias antes da eleição de 02 de outubro.
É o último dia para a entrega dos títulos eleitorais resultantes dos pedidos de inscrição ou de transferência, que devem ser retirados nos cartórios eleitorais do interior e no Fórum Eleitoral de Maceió, situado no bairro da Gruta de Lourdes (funcionam de segunda a sexta-feira, de 12h às 19h).
É também quando acaba o prazo de instalação da Comissão Especial de Transporte e Alimentação (a publicação da mesma é de responsabilidade do juiz da respectiva zona eleitoral), e da requisição de veículos e embarcações aos órgãos ou unidades do serviço público para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.
Até o dia 02 de setembro, os órgãos de direção dos partidos políticos devem preencher as vagas remanescentes para as eleições proporcionais (se as convenções para a escolha de candidatos não tiverem indicado o número máximo previsto) e o juízo eleitoral deve comunicar ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) os nomes dos escrutinadores e dos componentes da junta eleitoral nomeados e publicar a composição do órgão, mediante edital., no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral.
O TRE/AL deve designar, em sessão pública, a comissão de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela, também até o dia 02 de setembro.
(GA)