Pardal: aplicativo registra 50 denúncias eleitorais em uma semana

Arte aplicativo Pardal

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) disponibilizou o aplicativo para smartphones Pardal há apenas uma semana e a ferramenta que registra denúncias de crimes eleitorais já conta com mais de 50 ocorrências. O aplicativo pode ser obtido gratuitamente e está sendo utilizado na maioria dos Estados brasileiros como ferramenta efetiva no combate aos ilícitos nesta eleição.

Maceió lidera as denúncias por município, com dez irregularidades registradas, seguida por Igreja Nova (nove), Feliz Deserto (quatro) e Major Isidoro (quatro). O Pardal pode ser baixado gratuitamente na loja virtual para smartphones do sistema Android e IOS, e com o aplicativo o cidadão pode registrar a irregularidade através de fotografia do próprio smartphone.

No site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br), através do link Denúncia Online, o cidadão também pode efetivar sua denúncia. De junho até esta terça-feira (30), a Ouvidoria, setor responsável pelo recebimento dos casos denunciados no site, registrou 27 ocorrências.

As denúncias podem ser feitas anonimamente ou não e serão diretamente efetivadas aos juízes eleitorais de Alagoas, responsáveis pelas diligências e apurações. Uma cópia também será encaminhada ao Ministério Público Federal para que o órgão auxilie na apuração dos fatos. Caso hajam denúncias falsas, os magistrados adotarão as providências legais apropriadas junto aos órgãos da polícia judiciária e do Ministério Público.

(GA)

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido