Comissão de Acessibilidade do TRE/AL reúne representantes de entidades
Os membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão Social do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se reuniram, na última segunda-feira (11), com representantes de diversas entidades que cuidam dos interesses das pessoas com necessidades especiais. No encontro, foram apresentadas aos convidados as estratégias da Justiça Eleitoral para garantir que os usuários com qualquer tipo de deficiência sejam atendidos adequadamente.
O encontro foi presidido pelo presidente da Comissão, desembargador eleitoral Paulo Zacarias da Silva e também contou com a presença do ouvidor regional eleitoral, desembargador eleitoral Orlando Rocha Filho. Representantes do Centro de Interpretação de Libras, da Associação dos Surdos de Alagoas, da Associação dos Cegos de Alagoas, da Pestalozzi – Maceió, do Centro de Atendimento às Pessoas Surdas, da Família com Down (FAM-DOWN), da Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Adefal – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas participaram da reunião.
“Nosso objetivo é conhecer de perto a realidade dos portadores de deficiência e ouvir as manifestações de todas as entidades para que possamos, posteriormente, elaborar um relatório circunstanciado e encaminhar à Presidência do TRE/AL, onde apontaremos os principais focos das ações da Comissão”, explicou Paulo Zacarias da Silva.
Em suas palavras, o ouvidor regional eleitoral destacou a importância da Ouvidoria como canal direto de comunicação entre os usuários do Poder Judiciário e os Tribunais. “A Ouvidoria ganha considerável dimensão em todo país porque é um canal aberto para o exercício da cidadania com o fim precípuo de aperfeiçoar as relações das instituições com o seu público”, enfatizou.
As entidades se comprometeram a encaminhar ao TRE/AL, até o próximo dia 26 de dezembro, um relatório com as principais necessidades e apontamentos de cada segmento.
(FGB)