TRE homenageia família de magistrado que consolidou a Justiça Eleitoral em Alagoas
Na tarde desta segunda-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) homenageou a família do desembargador Hermann Byron de Araújo Soares, magistrado que contribuiu significativamente para o fortalecimento e aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral em Alagoas. Hermann Byron nomeia uma das principais honrarias ofertadas pelo Regional alagoano, recentemente recebidas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins.
A Comenda do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares foi instituída em janeiro de 2016 pelo Pleno do TRE/AL. De acordo com a resolução de instituição, o desembargador Hermann Byron em várias ocasiões esteve à frente da Justiça Eleitoral alagoana, em especial após a promulgação da Constituição de 1946, momento em que a Corte Eleitoral passou a ser denominada Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, sendo o mesmo seu primeiro presidente.
"Esta foi uma forma que encontramos para agradecer solenemente tudo que o desembargador Hermann Byron fez pela Justiça Eleitoral em Alagoas e por sua constante luta pela valorização do espírito democrático e respeito à Justiça", afirmou o presidente do TRE/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, momentos antes de entregar a comenda ao filho do homenageado, Washington de Araújo Soares, juntamente com o corregedor regional eleitoral, José Carlos Malta Marques.
Familiares e amigos do desembargador Hermann Byron prestigiaram a entrega da comenda e seu neto expressou, em nome dos demais convidados, o sentimento de gratidão e orgulho pelo reconhecimento ao trabalho de seu avô. "Amava e admirava muito meu avô e sempre tive muito orgulho por ser seu neto. Hoje me sinto honrado e emocionado com essa homenagem, além de estar imensamente feliz por ele ter sido tão importante para esta Justiça Especializada", disse.
O procurador regional eleitoral de Alagoas, Marcial Duarte Coelho, parabenizou a gestão do TRE/AL pela homenagem aos familiares do desembargador Hermann Byron, destacando que "somos carentes da prática da gratidão e reconhecimento no Brasil. Essa atual gestão está de parabéns ao fazer essa reverência mais que justa ao desembargador Byron e seus familiares".
(FGB)