Centenas de jovens participam de ação educativa da EJE no Benedito Bentes
Centenas de jovens participam de ação educativa da EJE no Benedito Bentes
Mais de 300 jovens, de 13 a 18 anos, participaram, na tarde desta quarta-feira (12), de uma ação educativa promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Desembargadores eleitorais e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) discutiram com os jovens temas como democracia, noções de cidadania e a importância do voto.
Empolgada com os assuntos abordados durante a palestra, a jovem Danieli Vitória, de 16 anos, disse estar ansiosa com a oportunidade de votar, pela primeira vez, nas eleições de outubro de 2018. “Eu me sinto com uma responsabilidade muito grande porque votar é uma coisa que vai muito além de ter uma boa lábia e a escolha de um candidato é algo que muda nossas vidas e nossos destinos”.
Ainda segundo a jovem estudante, é muito importante fazer uma pesquisa sobre o histórico de seu candidato, além de atentar para suas propostas de gestão. Daniele conclui afirmando que “é sempre bom estarmos por dentro dos acontecimentos políticos, discutindo estes assuntos dentro e fora do ambiente escolar e, muitas vezes, levando este conhecimento aos nossos parentes que possuem menos instrução”.
O diretor da EJE, desembargador eleitoral Alberto Maya de Omena, fez a abertura do evento falando sobre a importância do amplo debate não apenas sobre temas relativos ao voto e à política, mas ampliar para assuntos como racismo e homofobia, por exemplo. “Estamos aqui para estreitar o caminho entre os conhecimentos que precisam ser transmitidos pela Justiça Eleitoral a estes jovens, que representam o futuro do nosso país, da nossa democracia”, ressaltou.
O desembargador eleitoral Luiz Vasconcelos Neto também participou da iniciativa, que ainda contou com a presença de servidores do TRE/AL especialistas em Direito Eleitoral.