Urnas Eletrônicas: TRE/AL conclui 5º Simulado Nacional de Hardware
Urnas Eletrônicas: TRE/AL conclui 5º Simulado Nacional de Hardware
Na última quinta-feira (22), os técnicos responsáveis pelas urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) concluíram o 5º Simulado Nacional de Hardware, iniciativa nacional que visa identificar e mitigar a ocorrência de falhas de hardware nas urnas eletrônicas, fazendo com que uma amostra significativa desses equipamentos seja submetida a testes que simulam sua utilização no dia da eleição.
O primeiro Simulado Nacional de Hardware ocorreu em 2014, após registros de problemas de hardware que se manifestaram em função de diversos fatores, entre eles a alta umidade do ar, amplitude térmica de armazenamento e incompatibilidade de velocidade entre dispositivos. Em 2015, pela primeira vez a biometria foi usada nos testes. Usando como base as experiências obtidas em 2014, 2015 e 2016, a Justiça Eleitoral planejou a institucionalização do evento como forma de agir preventivamente na identificação e redução desses problemas.
“O propósito do simulado é identificar falhas persistentes, principalmente aquelas que se manifestam de forma intermitente ou em situações específicas, e registrá-las para permitir a análise posterior de suas causas e identificação de possíveis soluções a tempo do pleito”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/AL, Henrique Méro.