Semana do Jovem Eleitor beneficia centenas de estudantes de três municípios alagoanos
Semana do Jovem Eleitor beneficia estudantes de três municípios alagoanos
Dentro da programação da Semana do Jovem Eleitor, a equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), esteve, entre os dias 25 e 28, em três municípios alagoanos levando palestras e apresentações teatrais que destacam a importância da participação dos jovens na política e na democracia. Foram beneficiados alunos de escolas de Rio Largo, Boca da Mata e Pilar. Ações organizadas por juízes eleitorais também movimentaram o interior do Estado.
“Essa juventude precisa entender o seu fundamental papel dentro do processo democrático, especialmente no período eleitoral que se aproxima. Nosso país se encontra na atual situação por erros cometidos pela geração anterior que não podem se repetir. Esses jovens possuem, com toda a tecnologia ao seu dispor, a capacidade de mudar o mundo, quando quiserem”, enfatizou o desembargador eleitoral Orlando Rocha Filho, diretor da EJE.
De 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral realiza, em todo o país, a Semana do Jovem Eleitor, que visa a conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. As ações, coordenadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados, são voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020.
Estatísticas
Nas últimas eleições, realizadas em outubro de 2018, o número de eleitores jovens com voto facultativo representava 0,95% do eleitorado: um total de 1.400.617 pessoas em todo o país. Em Alagoas, atualmente, o cadastro eleitoral mostra que há 25028 eleitores com menos de 18 anos e mais 35510 com idade entre 18 e 24 anos.