Comissão de Participação Feminina do TRE/AL se reúne para traçar metas
Instituída em agosto de 2019, a Comissão de Participação Feminina foi criada seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Na última semana, a Comissão de Participação Feminina do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se reuniu para traçar as metas e definir as ações deste ano. A reunião aconteceu no gabinete da direção-geral e contou com a participação do diretor, Filipe Lôbo Gomes, que alinhou algumas ideias da gestão com os planos da Comissão.
Instituída em agosto de 2019, a Comissão de Participação Feminina foi criada seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), objetivando implementar ações internas e externas que beneficiem servidoras do Tribunal e, também, com foco em parcerias que atinjam eleitoras e membros de partidos para ampliar a participação de mulheres no processo eleitoral.
Entre as metas da Comissão para 2020, destaque para campanha de comunicação interna para destacar as servidoras do TRE/AL que ocupam cargos de chefia, campanha nas redes sociais e intranet para abordar temas como assédios moral e sexual, violência e valorização da figura feminina, além de ações externas voltadas às comunidades carentes para tratar sobre candidaturas laranjas de mulheres e a importância da filiação partidária feminina.
“Queremos ser uma Comissão que realmente trará ações que podem mudar a vida de mulheres dentro e fora do Tribunal, fazendo com que elas se engajem mais na democracia e no processo eleitoral e, ainda, gerando uma representatividade feminina dentro do ambiente de trabalho e na política”, explicou a servidora Mônica Maciel, responsável pela coordenação dos trabalhos da Comissão.
A Comissão de Participação Feminina do TRE/AL é composta por oito servidoras lotadas na Secretaria do órgão e uma de cartório eleitoral.