Ex-membro do TRE/AL acompanha eleições extraordinárias no Peru
Além dele, outros juristas do Brasil e da América Latina, especialistas em Direito Constitucional e Eleitoral, acompanharam o pleito peruano.
O advogado e ex-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Luciano Guimarães, integrou a Missão de Observação da Transparência Eleitoral durante a eleição extraordinária peruana, que elegeu os membros do Congresso. Além dele, outros juristas do Brasil e da América Latina, especialistas em Direito Constitucional e Eleitoral, acompanharam o pleito peruano.
“A transparência eleitoral realiza uma missão muito importante no aperfeiçoamento constante e contínuo das eleições nas democracias latino-americanas. Foram momentos muito valiosos, de grande aprendizado, onde pude ver de perto – e de dentro – o transcurso da eleição num país em forte nível de crescimento, como o Peru”, afirmou Luciano Guimarães.
Ainda segundo o ex-desembargador eleitoral, que atuou por oito anos no TRE/AL e trabalha com Direito Eleitoral há 25 anos, o fortalecimento das democracias impõe a permanente transparência e a máxima dinâmica na segurança do processo de votação. “Foram eleições históricas, completamente diferentes. Fiquei muito honrado em participar e espero contribuir sempre com a Justiça Eleitoral de Alagoas, no que puder”, complementou.
A Transparência Eleitoral tem atuação em toda a América Latina e dedica-se a participar e observar eleições, analisando e sugerindo aperfeiçoamentos aos mecanismos de exercício das democracias, especialmente as regras legais que asseguram a liberdade de escolha pela vontade popular e o voto dos eleitores em cada país.