Desembargador Pedro Augusto Mendonça recebe Comenda Hermann Byron, maior honraria do TRE de Alagoas
A manhã de homenagens teve início com a aposição da foto do desembargador Pedro Augusto Mendonça na galeria dos ex-presidentes do TRE de Alagoas.
Na manhã desta sexta-feira (21), magistrados, familiares e amigos do desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, se reuniram na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), para a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Eleitoral Hermann Byron de Araújo Soares, maior honraria da Justiça Eleitoral alagoana.
A manhã de homenagens teve início com a aposição da foto do desembargador Pedro Augusto Mendonça na galeria dos ex-presidentes do TRE de Alagoas. O magistrado presidiou o órgão no biênio 2019-2021 e comandou o pleito eleitoral de 2020, tido como histórico por ter ocorrido com êxito em plena pandemia mundial do Covid-19.
O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, vice-presidente e corregedor do TRE/AL, fez um breve pronunciamento antecedendo a aposição da foto, destacando, principalmente, a trajetória percorrida pelo desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo em seus quase 45 anos como juiz.
No auditório do Pleno do Tribunal, houve a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Eleitoral Hermann Byron de Araújo Soares. O presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, deu início ao seu pronunciamento enfatizando o trabalho sério e honesto em toda a carreira do desembargador Pedro Mendonça.
“Como se percebe, o desembargador Pedro Augusto é um magistrado que tem uma larga e digna história de trabalho no nosso sistema de Justiça. É, ademais, um ser humano gentil e cortês, que se notabiliza por sua apurada sensibilidade humanística, para quem o Direito não é apenas o que se sabe, mas também o que se sente” destacou o desembargador Praxedes.
“Apoio de integrantes do Pleno, magistrados e servidores foi essencial para sucesso da gestão”
Em suas palavras, o grande homenageado do dia agradeceu ao apoio fundamental de todos os servidores da Justiça Eleitoral alagoana que, segundo ele, foram os responsáveis pelo êxito em sua gestão mesmo em períodos difíceis. Aos desembargadores eleitorais que compuseram o Pleno do Tribunal ao seu lado, o desembargador Pedro Augusto Mendonça fez também menção honrosa durante seu pronunciamento.
“É com júbilo que retorno, neste dia, ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Ouvi um orador dizer certa vez que homenagens são bem-vindas, ainda mais quando o homenageado está vivo e pode reconhecer o gesto de cortesia, consideração e amizade. Tenho plena convicção que sempre procurei fazer o meu melhor pela Justiça Eleitoral do meu Estado, contando sempre com o apoio dos eminentes desembargadores, magistrados e servidores”, afirmou o homenageado do dia.
Marcada por muita emoção, a solenidade prosseguiu com os pronunciamentos da assessora especial da Presidência do TRE/AL, Valeska Emídio, do neto do homenageado, Gabriel Mendonça, e do médico José Pinto, coordenador da Assessoria de Assistência Médica e Odontológica do Tribunal.