EJE ministra palestra para cerca de 300 estudantes de Maceió

Realizado no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o evento marcou o lançamento da cartilha “Vota melhor quem se informa”, com orientações sobre o processo eleitoral e dicas para identificar quando uma notícia é falsa.

Evento Esmal EJE

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) ministrou, na última sexta-feira (29), uma palestra para cerca de 300 estudantes de Maceió. Com o tema “Eleições no Brasil: é importante participar” e objetivando conscientizar acerca da importância do voto e combate à desinformação, o evento foi uma parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e com a Biblioteca Geral do Judiciário.

Realizado no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o evento marcou o lançamento da cartilha “Vota melhor quem se informa”, com orientações sobre o processo eleitoral e dicas para identificar quando uma notícia é falsa.

A palestra contou com a presença dos servidores do TRE, Yuri Gonçalves, secretário da Escola Judicial Eleitoral, Lucas Gomes, do Núcleo de Estudos Eleitorais, Gustavo Santos, do Núcleo de Cidadania, Cid Cavalcante de Albuquerque, analista judiciário, e Flávia Gomes de Barros, assessora de comunicação. Também estiveram presentes a coordenadora do PCJE, juíza Carolina Valões, Mirian Alves, diretora da Biblioteca do Judiciário e curadora da cartilha, além de toda a equipe do Cidadania e Justiça na Escola.

“A partir de cada voto, uma candidatura pode ser definida. Vocês, a nossa juventude, vão votar e definir quem vai mudar nossa sociedade. Não troquem seus votos por pequenos favores e também não o vendam. Votem conscientemente”, aconselhou Cid Cavalcante, se dirigindo aos jovens. O professor José de Melo, assessor-chefe da EJE, prestigiou o evento.

Já a assessora de comunicação do TRE/AL, Flávia Gomes de Barros, chamou a atenção dos adolescentes quanto à disseminação de desinformação no período eleitoral. A servidora orientou os estudantes a sempre checar a veracidade de notícias antes de compartilhá-las e, em caso de identificar informações falsas ou distorcidas, denunciar ao TRE. Ela também enfatizou que liberdade de expressão não deve ser confundida com discurso de ódio, pois todos têm direito de dizer o que pensam, desde que não machuque quem está ouvindo.

Após o fim da palestra, os estudantes participaram de uma dinâmica de simulação do voto em urnas eletrônicas. Utilizando equipamentos cedidos pela Justiça Eleitoral, os jovens puderam “votar” em candidatos fictícios, representados por figuras folclóricas, profissões e modalidades esportivas, para os cinco cargos elegíveis nas eleições de 2022: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 12h às 19h (seg. à sex.)
Cartórios Eleitorais: 9h às 16h (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido