Conselho Universitário aprova Moção de Reconhecimento ao trabalho da Justiça Eleitoral
Na Moção, os membros da instância superior da Universidade reconhecem o “primoroso trabalho conduzido na realização do pleito eleitoral em outubro de 2022”.
Na última semana, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) emitiu um Voto de Reconhecimento ao trabalho do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Moção, os membros da instância superior da Universidade reconhecem o “primoroso trabalho conduzido na realização do pleito eleitoral em outubro de 2022”.
Segundo o Consuni, os órgãos atuaram de maneira competente e fundamental para garantir aos brasileiros “os direitos constitucionais e os princípios de liberdade e cidadania, fazendo prevalecer a vontade soberana nas urnas”.
Para o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, o reconhecimento da UFAL chegou em um momento essencial para chancelar o resultado das eleições deste ano. “Mesmo com o fim de um pleito onde a vontade popular foi plenamente exercida nas urnas eletrônicas, uma parcela da população segue questionando a legitimidade da eleição. Essa Moção da UFAL é um reconhecimento muito precioso pra Justiça Eleitoral”, afirmou.
Ainda no texto da Moção de Reconhecimento, o Consuni ratifica que a Ufal está acompanhando com atenção a conjuntura nacional e o processo de transição entre os governos do atual presidente Jair Messias Bolsonaro e o eleito, Luiz Inácio Lula a Silva. E, ao final, afirma que “repudia todo e qualquer ataque ao Estado Democrático e de Direito”.