EJE lança projeto com foco em estudantes de comunidades quilombolas
O evento de abertura aconteceu na Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, em União dos Palmares, e contou com a presença do presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes.
Na última segunda-feira (07), a Escola Judiciária (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) lançou o projeto “EJE nas comunidades quilombolas”, iniciativa pioneira no Estado que objetiva levar noções de cidadania e direitos a centenas de estudantes de escolas públicas de comunidades quilombolas. O evento de abertura aconteceu na Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, em União dos Palmares, e contou com a presença do presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes.
“Esse projeto vai aproximar a Justiça Eleitoral das comunidades quilombolas e incentivar o incremento da participação da população negra na política, além de propiciar palestras e dinâmicas com muito conhecimento de cidadania e democracia pros estudantes. Esse lançamento hoje, em União dos Palmares, terra onde nasci, é muito especial pra mim como ser humano e pessoa pública, pois espero que esses pequenos percebam que podem conseguir tudo que desejarem com muito esforço e dedicação”, comemorou o desembargador Praxedes.
Prestigiaram o evento secretários municipais, vereadores, professores, o juiz eleitoral Fausto Magno David Alves, da 21ª Zona, o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas, Roberto Salomão, o assessor-chefe da EJE, professor José de Melo, e representantes de associações de moradores locais.
Após os pronunciamentos, houve a apresentação de um grupo de dança afro composto por estudantes e moradores do povoado Muquém. Logo após, os alunos participaram de palestras, uma com o empreendedor Jonathan Santos Silva (“Superando o Racismo”) e outra com o professor Zezito de Araújo (“O quilombo está em nós”).