Penedo recebe a primeira etapa do Projeto TRE em Movimento
O evento teve o apoio da prefeitura de Penedo e contou com a distribuição gratuita de serviços aos cidadãos, como a emissão de títulos de eleitor e regularização, emissão de carteiras de identidade, de trabalho e CPF, além de serviços de saúde disponibilizados em ônibus especializado do município.
Debater a participação das mulheres e da juventude na política, alertar sobre a importância de bem exercer a cidadania, incentivar o engajamento das minorias no processo democrático e ofertar serviços gratuitos à população. Foi com esses objetivos que o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas desembarcou na última terça-feira (30), em Penedo, primeiro município do estado atendido pelo Projeto TRE em Movimento – Cidadania e Democracia.
No Theatro Sete de Setembro lotado, o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, explicou os motivos da iniciativa que também será levada para escolas e outros municípios, ressaltando o objetivo de ampliar a representatividade de mulheres, jovens, negros, indígenas e LGBTQIA+ na política.
“Desde que assumi a gestão do TRE, uma das minhas principais metas é descentralizar os serviços aos eleitores e ofertar conhecimentos sobre temas diretamente ligados à Justiça Eleitoral, especialmente para aumentar a participação de jovens, mulheres e minorias no próximo pleito. A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) montou o projeto hoje estamos em Penedo, nessa primeira etapa”, explicou o desembargador Washington Luiz.
O evento teve o apoio da prefeitura de Penedo e contou com a distribuição gratuita de serviços aos cidadãos, como a emissão de títulos de eleitor e regularização, emissão de carteiras de identidade, de trabalho e CPF, além de serviços de saúde disponibilizados em ônibus especializado do município..
Ronaldo Lopes, prefeito de Penedo, agradeceu o reconhecimento pelos avanços de sua administração e enalteceu a importância da orientação da Justiça Eleitoral, especialmente sobre o uso de informações confiáveis no combate às notícias falsas e o processo de conscientização a respeito da democracia e das escolhas fundamentadas em critérios éticos e no interesse coletivo.
A solenidade de abertura contou ainda com palestras promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e uma apresentação teatral do Grupo Cazuadinha direcionado à valorização do voto consciente.