Tribunal Superior Eleitoral reúne mulheres no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Tribunal Superior Eleitoral reúne mulheres no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Tribunal Superior Eleitoral reúne mulheres no Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ecoa a voz democrática das mulheres no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) com um grande evento: “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia”. Em “conversas de mulheres”, haverá espaço de prosa, bordados, literatura de denúncia e histórias contadas em vozes femininas da democracia, daquelas que lutam diariamente por um mundo mais justo, fraterno e igualitário.

O evento será realizado no edifício-sede do TSE, em Brasília (DF), durante todo o dia, e reunirá mulheres das mais diversas áreas da sociedade, como, por exemplo, magistradas, empresárias, artistas, bordadeiras, pesquisadoras, professoras, economistas, jornalistas, advogadas, médicas, mães, escritoras, lideranças indígenas e acadêmicas.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos simboliza a aprovação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos – documento histórico que representa um compromisso global de reconhecer e proteger os direitos fundamentais de todos os seres humanos, independentemente de origem, raça, gênero, religião ou outra característica.

Confira a programação e inscreva-se para participar do evento.

Programação

As atividades começarão às 10h, com as rodas de conversa “Força da Mulher”, “Fé na Mulher” e “Perfume de Mulher”, que vão tratar de temas, pela visão da mulher, como segurança pública, impacto ambiental e social, liberdade religiosa, povos indígenas, defesa de rios e matas. As atividades serão realizadas simultaneamente nos três auditórios instalados no subsolo do prédio principal do Tribunal.

Após intervalo para almoço, a programação retornará às 15h, com três exposições: 1) “A democracia em votos”, com uma visita, guiada pela professora e historiadora Heloísa Starling, à exposição “O voto no Brasil”; 2) “A democracia bordada”, com os trabalhos dos coletivos Bordados Militantes, Coletivo Açafrão, Fio às Cinco em Pontos, Matizes Dumont, Linhas da Gamboa, Linhas da Resistência, Ñanduti; e 3) “Palavra de Mulher – A vida que se conta”, em que grandes escritoras, como Socorro Acioli, a secretária-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Aline Osório, a jornalista Ana Paula Araújo, entre outras, irão contar histórias de vida.

Às 16h45, o Observatório de Direitos Fundamentais Políticos da Mulher, instituído pelo TSE para contribuir e promover a plena efetividade dos direitos fundamentais políticos à igualdade das mulheres na representação democrática, se reunirá no Auditório I.

Às 17h30, a atriz Andrea Beltrão fará uma declamação teatral com trechos da peça “Antígona”.

O encerramento desse grande encontro, às 18h30, será a fala de jovens sobre as perspectivas para o futuro, na mesa “Novas Palavras: nossas meninas, nossas esperanças”.

Confira a programação e inscreva-se.

Serviço:

O que: encontro “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia”

Data: 10 de dezembro de 2024 (terça-feira)

Horário: das 10h às 18h30

Local: subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília

MC/LC, DB

 

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido