Juízes e juízas podem recepcionar TCOE nas infrações eleitorais de menor potencial ofensivo

A Resolução que regulamenta o assunto (nº 16.409) foi publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última quarta-feira (19).

Conheça as atribuições e acompanhe as ações desses representantes da sociedade

Os juízes e juízas eleitorais estão autorizados a recepcionar Termos Circunstanciados de Ocorrência Eleitoral (TCOE) lavrados pela Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), nas infrações eleitorais de menor potencial ofensivo. A Resolução que regulamenta o assunto (nº 16.409) foi publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última quarta-feira (19).

A Resolução foi pensada para que os magistrados e magistradas tenham mais autonomia na véspera e no dia da eleição, quando é recorrente e considerável a prática de infrações eleitorais de menor potencial ofensivo. E, ainda, considerando a carência de estrutura da segurança pública para atender os 102 municípios que compõem as 42 Zonas Eleitorais do Estado.

“Consideramos que a lavratura do TCO no local dos fatos melhora, de forma relevante, o exercício do patrulhamento ostensivo, diminuindo assim o tempo de resposta no atendimento de ocorrências e os custos operacionais da atividade policial”, explicou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Rêgo Loureiro.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

.

Acesso rápido