Empreendedorismo feminino: servidora do TRE/AL, Renata Figueiredo, conta como foi empreender

Empreendedorismo feminino: servidora do TRE/AL, Roberta Figueiredo, conta como foi empreender

Empreendedorismo feminino: servidora do TRE/AL, Roberta Figueredo, conta como foi empreender

O dia 19 de novembro é dedicado ao empreendedorismo feminino. A data criada pela Organização das Nações Unidas, em 2014, tem como objetivo estimular as mulheres a ingressarem no mundo dos negócios. Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), 54,6% das mulheres desejam empreender até 2026.

Dados do relatório técnico do Sebrae, divulgado este ano, sobre empreendedorismo feminino apontam que 10 milhões de mulheres estão à frente do próprio negócio. A servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Renata Figueiredo, que trabalha na Corregedoria Eleitoral faz parte desta estatística.

Após três anos de conversa e planejamento, ela e uma amiga, decidiram colocar o projeto em prática e montaram a loja física de moda feminina. “Eu já tinha essa vontade e a minha amiga também. E no dia 23 de setembro do ano passado, nós inauguramos a nossa loja física. Foi desafiador e diariamente nós aprendemos mais sobre o mercado da moda feminina”.

No início, as peças vendidas eram mais do perfil da antiga dona e aos poucos, elas foram modificando o estilo e atualmente, trabalham com uma moda mais clássica e atemporal e com tecidos de qualidade. “A construção da nossa clientela é diária porque ainda estamos conhecendo o nosso público, ainda temos algumas peças do perfil da antiga dona, mas são bem poucas”.

Para ela, o mais difícil do empreendedorismo feminino é conciliar a rotina familiar, do trabalho e o próprio empreendedorismo. Renata revelou que a sua amiga é quem fica na loja física e assume o papel de administradora, ela ajuda mais com as escolhas das peças das coleções e estudos sobre o mercado da moda.

Para o futuro, Renata pretende ter a própria confecção. “Quero produzir as nossas próprias peças, aprender sobre corte e costura, sobre tecidos e deixar de ser revendedora para ter a nossa própria marca”.

No próximo dia 06 de dezembro, o TRE/AL realiza a 1ª Feira de Empreendedorismo Feminino. O evento acontecerá no Pleno e contará com a apresentação de servidoras do Tribunal que trabalham com empreendedorismo. Se você tem uma colega de trabalho que também seja empreendedora ligue para 2122-7782 (Assessoria de Comunicação e Cerimonial) ou coloque aqui nos comentários para que ela participe conosco deste momento especial.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido