Novembro Negro: no mês da Consciência Negra, TRE-AL reforça a importância da luta antirracista
Novembro Negro: no mês da Consciência Negra, TRE-AL reforça a importância da luta antirracista
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) iniciou este mês a campanha “Novembro Negro”, uma iniciativa voltada para a conscientização e o combate ao racismo estrutural. Em alusão ao mês da Consciência Negra, a campanha tem como objetivo abrir espaço para o diálogo sobre questões raciais, promovendo uma reflexão sobre a importância da luta antirracista e o reconhecimento das práticas que, muitas vezes, são enraizadas na sociedade.
A campanha contempla publicações diárias nas redes sociais do TRE-AL, onde são compartilhadas “pílulas” antirracistas – conteúdos breves que abordam temas como a identificação de comportamentos racistas, o impacto do racismo estrutural e a necessidade de políticas inclusivas.
“A ideia é levar ao público das redes sociais informações que ajudem a desmistificar preconceitos, incentivar o respeito à diversidade e conscientizar sobre as formas sutis e explícitas de racismo que ainda persistem no Brasil”, comenta Flávia Gomes de Barros, assessora de Comunicação do Tribunal.
O mês de novembro é uma oportunidade de honrar a história e a cultura afro-brasileira, reforçando o compromisso do tribunal com a igualdade e o respeito a todos.
Com a campanha, o TRE-AL reafirma seu papel social ao estimular o entendimento de que combater o racismo é uma responsabilidade coletiva e diária. A expectativa é que as “pílulas” antirracistas sirvam como pontos de partida para reflexões profundas e transformadoras entre os servidores, colaboradores e toda a sociedade alagoana.