TRE-AL participa de oficina “Decifrando a Desinformação” e reúne público diversificado na Semana de Extensão e Cultura da Ufal
TRE-AL participa de oficina “Decifrando a Desinformação” e reúne público diversificado na Semana de Extensão e Cultura da Ufal
Na última sexta-feira (8), a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi palco da oficina “Decifrando a Desinformação”, parte da programação da Semana de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Promovida pelo Observatório da Desinformação de Alagoas (OD-AL), a atividade atraiu um público diverso, incluindo estudantes de Ciências Sociais, Direito, Jornalismo e até um técnico do Curso de Medicina. A iniciativa proporcionou um espaço de reflexão, diálogo e atividades práticas em torno do combate à desinformação e seu impacto sobre a democracia e a convivência social.
A assessora de Comunicação e Cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), Flávia Gomes de Barros, foi uma das palestrantes da oficina e destacou a importância do trabalho interinstitucional no enfrentamento à desinformação e compartilhou práticas adotadas pelo TRE-AL para lidar com o fenômeno, que representa uma ameaça direta à integridade do processo eleitoral e à democracia.
“A desinformação não é apenas uma questão de combater mentiras; é sobre proteger a confiança que a sociedade deposita nas instituições democráticas. Nosso papel no TRE-AL é, acima de tudo, garantir que o eleitor possa exercer seu direito com segurança e clareza”, afirmou Flávia.
Os participantes da oficina tiveram a oportunidade de compreender como a desinformação é construída e disseminada, bem como os riscos que ela representa para a estabilidade democrática. Além disso, a atividade incluiu discussões sobre estratégias para identificar e combater notícias falsas, enfatizando a importância de uma sociedade informada e crítica para o fortalecimento da democracia.
Para mais informações sobre o Observatório da Desinformação de Alagoas e suas atividades, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: observatoriodadesinformacao@gmail.com.