Violência contra a mulher: TRE/AL possui um canal de recebimento de denúncias desde 2022
Violência contra a mulher: TRE/AL possui um canal de recebimento de denúncias desde 2022
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, Alagoas ocupa o terceiro lugar no ranking de violência contra mulher, com um aumento de 19,2% nos casos de violência doméstica em 2023. O relatório publicado este ano mostra que em 2022 foram registrados 2.103 casos de violência e em 2023 este número passou para 2.400 casos.
O dia 25 de novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data foi criada a fim de denunciar a violência contra as mulheres no mundo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. A convocação foi iniciada pelo movimento feminista latinoamericano em 1981 para marcar a data em que foram assassinadas as irmãs Mirabal na República Dominicana.
Em 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas criou a Ouvidoria da Mulher, um canal dedicado ao recebimento de denúncias de assédio, abuso ou violência contra mulheres no ambiente eleitoral. Desde então, a Ouvidoria tem promovido ações para que as mulheres entendam que elas podem viver sem medo e com respeito, garantido voz e promovendo igualdade de gênero.
A Ouvidoria é um canal de acolhimento, de escuta ativa de mulheres, de recebimento de sugestões, elogios, reclamações e denúncias relativas à violência contra a mulher, direitos políticos e à igualdade de gênero.
As denúncias podem ser feitas de forma presencial, no prédio sede do TRE/AL, localizado na Avenida Aristeu de Andrade, nº377, Farol no 10º andar; por telefone (82) 9 93311-3210 ou pelo e-mail ouvidoriadamulher@tre-al.jus.br.