Violência contra mulher: TRE/AL reforça compromisso com a causa por meio da sua ouvidoria
Violência contra mulher: TRE/AL reforça compromisso com a causa por meio da sua ouvidoria
O Grupo de Trabalho do Ministério Público Federal vem acompanhando em todo o país as mais de 200 denúncias de violência política de gênero que foram registradas nas eleições municipais de 2024. Deste total, 50 representações foram encaminhadas para possíveis providências e 18 delas foram apresentadas à Justiça contra os agressores.
No dia nacional de luta contra violência à mulher, comemorado em 10 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas reforça o seu compromisso com as lutas femininas no Brasil e em Alagoas. A Corte tem a Ouvidora da Mulher, um canal criado para fortalecer a participação feminina no âmbito da justiça eleitoral garantido voz e promovendo igualdade de gênero.
Desde a sua criação, a Ouvidoria tem promovido ações para incentivar que as mulheres participem cada vez do processo político, bem como ouvindo sugestões para aprimorar os seus serviços em busca de contribuir com a construção de políticas públicas mais efetivas e inclusivas.
A desembargadora eleitoral Natália França Von Sohsten, ouvidora da mulher do TRE/AL, afirma que o canal aberto assegura voz a todas as mulheres que sofrem violência sejam elas físicas ou morais com discursos de opressão que promovem a desigualdade. “O nosso papel é combater este tipo de conduta dentro do Tribunal e ser parceiro de instituições que fazem este mesmo trabalho fora dele. O nosso objetivo é combater a violência contra a mulher”.