Integrantes das forças policiais não devem atuar como seguranças de candidatos, recomenda CONSEG

Integrantes das forças policiais não devem atuar como seguranças de candidatos, recomenda CONSEG

Integrantes das forças policiais não devem atuar como seguranças de candidatos, recomenda CONSEG

Na última quinta-feira (26), o presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública – CONSEG, juiz Maurício César Brêda Filho, encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) a Resolução nº 003/2024, que recomenda aos órgãos que compõem a Segurança Pública que impeçam a atuação de integrantes das forças policiais como seguranças particulares de candidatos ou de qualquer outro cidadão, exceto quando houver autorização expressa do Conselho.


A Resolução do CONSEG recomenda que os órgãos reforcem a fiscalização sobre possíveis vínculos entre policiais e candidatos e/ou autoridades, coibindo suas atuações como seguranças particulares. O documento ainda orienta que as autoridades competentes devem ser comunicadas quando irregularidades forem identificadas para posterior instauração de procedimentos administrativos para apuração de responsabilidades.


O Conselho orienta, ainda, que os policiais autorizados a prestar serviços de segurança a autoridades, restrinjam-se apenas à segurança pessoal, sem envolvimento político-partidário.


“As medidas previstas nesta Resolução visam garantir a lisura do pleito eleitoral e o interesse público, prevenindo abusos de poder e conflitos que possam perturbar o eleitorado. Esperamos que a implementação destas diretrizes sejam rigorosas, com consequências claramente definidas antes descumprimento, para manter a confiança pública na integridade das forças de segurança e do processo eleitoral”, pontuou o juiz Maurício Brêda.


O CONSEG ainda recomenda que as instituições – Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Ressocialização Social e Polícia Civil – publiquem a Resolução em seus respectivos boletins oficiais e sites institucionais.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido