Debates sobre atividade física e estigmas marcam terceiro dia da Semana de Atenção à Saúde do TRE/AL

Debates sobre atividade física e estigmas marcam terceiro dia da Semana de Atenção à Saúde do TRE/AL

Debates sobre atividade física e estigmas  marcam terceiro dia da Semana de Atenção à Saúde do T...

O terceiro dia da Semana de Atenção à Saúde, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), trouxe a temática da importância da atividade física e uma roda de conversa sobre estigmas.

O educador físico Kaio Gonçalves falou sobre os benefícios da atividade física e de movimentar o corpo pelo menos três vezes por semana.

“É importante dar os primeiros passos e pode começar, inclusive, no local de trabalho. Escolha subir de escada, faça um alongamento a cada uma hora, são pequenas mudanças no comportamento sedentário que vão interferir na saúde vocês”, disse.

A dica de Kaio é que as pessoas escolham uma atividade física que seja agradável, começando devagar e respeitando o seu limite. A orientação de um profissional de educação física serve para auxiliar nas rotinas de treino.

A roda de conversa aconteceu com a médica psiquiatra Isabel Perini e com os servidores Itamar Barreto e Pablo Ilbanez, psicólogo e psicanalista, respectivamente. A médica destacou que as doenças mentais existem e que o estigma faz com que as pessoas não tenham tratamento.

“Se nós que somos orientados temos preconceito, imagina a maioria. Não importa o nome da doença, ela precisa de um tratamento”, alertou.

O psicólogo e servidor do TRE/AL Itamar Barreto trouxe uma reflexão sobre o nosso comportamento que não atende os anseios da sociedade e do que o outro espera de nós. “Isso é o que chamamos de estigma, que é muito mais do que um julgamento e é uma marca que faz com que a gente esqueça o que desejamos para atender o desejo do outro”, falou.

Pablo pontuou que a inclusão não pode ser esquecida. “Precisamos ser capacidades de escutar a diferença, aprender com ela e ir além da simples inclusão adaptativa, transformá-la numa verdadeira abertura e cultivar um pouquinho o gosto pela diferença”.

O evento aconteceu no auditório do Pleno do Tribunal, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-AL no YouTube, possibilitando o acesso remoto das servidoras, servidores, magistradas e magistrados.

A programação da semana segue até sexta-feira (11) com diversas atividades, incluindo palestras, consultas médicas e odontológicas, exames periódicos, aplicação de vacinas e testes rápidos. Nesta quinta-feira (09), a partir das 15h30, será a vez da médica mastologista Shyrlene Santana com o tema: combate ao câncer começa antes: estratégias de prevenção e cuidados pessoais.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido