Em iniciativa inédita, TRE/AL promove debate sobre diversidade religiosa
O objetivo foi promover o diálogo inter-religioso, na busca de sensibilizar magistrados e magistradas, servidores e servidoras sobre a importância da liberdade religiosa

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou nesta terça-feira (15) uma ronda de conversa sobre diversidade religiosa. O objetivo foi promover o diálogo inter-religioso, na busca de sensibilizar magistrados e magistradas, servidores e servidoras sobre a importância da liberdade religiosa, bem como combater práticas de intolerância que ainda persistem em diversos espaços da sociedade.
A abertura do evento foi feita pelo desembargador eleitoral Rodrigo Sarmento, presidente do Comitê de Equidade Racial do TRE e ouvidor da Igualdade Racial. Em sua fala, ele destaca a importância da Justiça Eleitoral abrir espaço para acolher o racismo religioso e a intolerância que atinge as expressões de fé no país.
“Esse é um encontro inédito no TRE de Alagoas não apenas por reunir representantes de diferentes religiões, mas por reconhecer que o respeito à diversidade religiosa é um dos pilares fundamentais para uma sociedade verdadeiramente democrática e justa”, disse.
Os representantes religiosos parabenizaram a iniciativa do TRE/AL em trazer uma temática tão relevante que é o racismo religioso para o ambiente da Justiça. “Vivemos num Estado laico que significa ser seguro para quem crê e para quem não crê, e cabe a Justiça garantir esse direito para toda sociedade”, pontou Pastor Wellington Santos, da Igreja Batista do Pinheiro, um dos convidados da roda de conversas.
Também participaram da roda de conversa Anobelino Martins, católico, Marluce Ferreira, presidente da Federação Espírita do Estado de Alagoas e Célio Rodrigues, historiador e babalorixá.