Inclusão e acessibilidade: conheça os direitos eleitorais das pessoas com autismo

Inclusão e acessibilidade: conheça os direitos eleitorais das pessoas com autismo

Inclusão e acessibilidade: conheça os direitos eleitorais das pessoas com autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a Justiça Eleitoral reafirma, por meio da Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, o direito de todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências de exercer o direito ao voto e de se candidatar a cargos eletivos.

Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas são autistas. Com o objetivo de garantir um processo eleitoral acessível e sem desconfortos, a Justiça Eleitoral implementou diversas medidas, como a possibilidade de acompanhamento durante a votação, apoio para digitação dos números na urna, preferência na fila de votação e escolha de locais de votação com maior acessibilidade.

Em Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) deu um passo importante com o lançamento da Seção +Q Inclusiva, que ampliou o protagonismo e a inclusão no processo eleitoral das pessoas com deficiência. A Escola Patinho Feio, localizada no bairro Ponta Verde, em Maceió, foi o primeiro local de votação onde todas as seções eleitorais eram formadas exclusivamente por mesários com deficiências.

Além disso, o Tribunal desenvolveu o projeto “Acessibilidade e Inclusão em Ação”, promovendo a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto e apresentando os recursos de acessibilidade disponíveis nas urnas eletrônicas, assegurando, assim, o exercício pleno da cidadania para todos os cidadãos.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido