Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi o tema de encerramento da Semana Nacional de Atenção à Saúde
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi o tema de encerramento da Semana Nacional de Atenção à Saúde

Raquel Lopes, da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Alagoas, falou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Os sintomas mais comuns são feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de peles e aumento de ínguas. As IST’s mais comuns são HIV, AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. “Todas estas doenças atingem adultos e crianças, por isso, a prevenção é muito importante e o preservativo é o nosso carro-chefe”, falou a enfermeira.
De acordo com Raquel, 70% da prevenção é de responsabilidade do indivíduo. Ela explica que há um método de prevenção combinada, que inclui uso de preservativo, imunização para hepatites, teste regular para HIV e outras IST, exames preventivos de câncer de colo do útero e outros. “Quer ter uma experiência diferente, previna-se”, é o alerta feito pela enfermeira.
Raquel pontua que diante da liberdade sexual que existe atualmente, é fundamental que haja orientação. “A faixa etária entre 17 e 39 anos tem apresentado um crescimento no número de infecção para todas as IST’s, a liberdade sexual é muito boa, mas a gente tem que ter a responsabilidade com ela, não pode deixar de falar sobre sexo em casa porque vai ter surpresa”, garantiu.