Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi o tema de encerramento da Semana Nacional de Atenção à Saúde

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi o tema de encerramento da Semana Nacional de Atenção à Saúde

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi o tema de encerramento da Semana Nacional de Aten...

Raquel Lopes, da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Alagoas, falou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


Os sintomas mais comuns são feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de peles e aumento de ínguas. As IST’s mais comuns são HIV, AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. “Todas estas doenças atingem adultos e crianças, por isso, a prevenção é muito importante e o preservativo é o nosso carro-chefe”, falou a enfermeira.


De acordo com Raquel, 70% da prevenção é de responsabilidade do indivíduo. Ela explica que há um método de prevenção combinada, que inclui uso de preservativo, imunização para hepatites, teste regular para HIV e outras IST, exames preventivos de câncer de colo do útero e outros. “Quer ter uma experiência diferente, previna-se”, é o alerta feito pela enfermeira.


Raquel pontua que diante da liberdade sexual que existe atualmente, é fundamental que haja orientação. “A faixa etária entre 17 e 39 anos tem apresentado um crescimento no número de infecção para todas as IST’s, a liberdade sexual é muito boa, mas a gente tem que ter a responsabilidade com ela, não pode deixar de falar sobre sexo em casa porque vai ter surpresa”, garantiu.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido