Semana Nacional de Atenção à Saúde do TRE-AL aborda prevenção ao câncer

Semana Nacional de Atenção à Saúde do TRE-AL aborda prevenção ao câncer

Semana Nacional de Atenção à Saúde do TRE-AL aborda prevenção ao câncer

“O combate ao câncer começa antes: estratégias de prevenção e cuidados pessoais” foi o tema da palestra do quarto dia da Semana Nacional de Atenção à Saúde do TRE de Alagoas, promovido pelo Programa Qualidade de Vida, em parceria com a Comissão de Atenção à Saúde e a Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial (ACSC) do Tribunal.

A médica mastologista Shyrlene Santana, com experiência na área oncológica, iniciou a conversa mostrando que até 2030, cerca de 25 milhões de novos casos de câncer serão diagnosticados. De acordo com dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer - do ano de 2023, no Brasil, o câncer com maior incidência nos homens foi o câncer de próstata. Já nas mulheres, o maior percentual foi o de câncer de mama. A especialista faz um alerta: “a taxa de mortalidade por câncer está aumentando a cada ano, independente de ser um país rico ou pobre”, disse Shyrlene.

Outro dado relevante é que entre 70% e 80% dos casos, o diagnóstico acontece de forma esporádica, ou seja, em pessoas que não tem histórico familiar de câncer. Os fatores de risco, como tabagismo, álcool, obesidade, má alimentação e sedentarismo, que são expostos ao longo da vida, ajudam no desenvolvimento da doença.

“Um estudo recente mostra que 16,5 % das mulheres tem risco aumentando de desenvolver o câncer com o consumo de apenas uma taça de vinho, um long neck ou uma dose de destilado por semana e, para os homens, esse percentual é de 10%. Então, o álcool não é tão inocente quanto a gente pensava”, destacou. 

A médica ressalta que a prevenção é a melhor aliada para diminuir o risco de câncer. E quais são as medidas que devem ser adotadas no dia a dia? Ter uma alimentação saudável, exercício físico 150 min na semana, diminuir o consumo de álcool, não fumar e adotar medidas de redução do estresse.

“Aliado a estas medidas é importante também que haja consultas médicas regulares e a realização de exames de rastreamento tanto para homens como para as mulheres. A gente precisa sair do papel de ser passivo e entrar no papel de ativo, cada um, precisa chamar para si a responsabilidade da saúde”, conclui.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido