Acabaram as eleições, e agora? Infraestrutura para sistemas eleitorais e corporativos do TRE/AL são de responsabilidade da COINF
Acabaram as eleições, e agora? Sistemas eleitorais e corporativos do TRE/AL são de responsabilidade da COINF

Acabaram as eleições e agora? O servidor Daniel Macedo vai explicar o que a Coordenadoria de Infraestrutura (COINF) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas faz no ano em que não há eleição. Vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a principal atividade em ano não eleitoral é cuidar de todos os enlaces de dados dos cartórios e todos os escritórios remotos da Justiça Eleitoral em Alagoas.
“Nós cuidamos da segurança, da comunicação de dados entre eleitores e os sistemas internos do Tribunal”. De acordo com ele, a maior parte dos serviços prestados ao eleitor são florestados de forma online e de caráter dinâmico, ou seja, o eleitor é atendido na hora e em seu próprio lugar, que pode ser o seu telefone e ou seu computador doméstico.
Ainda é de competência da Coordenadoria de Infraestrutura garantir que a conectividade entre o eleitor e os serviços internos do Tribunal esteja sempre disponível para que o eleitor saia satisfeito do seu atendimento. “Cotidianamente nós monitoramos todos os enlaces e escritórios remotos em mapas dinâmicos que mostram todos os locais de atendimento do eleitor em Alagoas”.
Além dos sistemas eleitorais, a Coordenadoria também fica responsável pelos sistemas corporativos que mantém o Tribunal em funcionamento.