No Dia Mundial da Justiça Social, TRE/AL celebra a inclusão
No Dia Mundial da Justiça Social, TRE/AL celebra a inclusão

O Dia Mundial da Justiça Social, comemorado em 20 de fevereiro, foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer os debates sobre direitos humanos. A data é importante para lembrar como as políticas sociais são fundamentais para transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A pobreza, a desigualdade e a discriminação são as questões levadas para reflexão nesse dia, tanto pelas instituições governamentais como pela sociedade civil. A justiça social é construída a partir da garantia de direitos e da implementação de ações que promovam a equidade e a inclusão. Isso significa assegurar que todas as pessoas tenham acesso a oportunidades, recursos e condições dignas de vida, independentemente de sua origem, classe social, raça, gênero ou qualquer outra condição.
Lembramos que a Justiça Eleitoral tem um compromisso com a justiça social, exercendo esse dever através dos projetos de inclusão, cruciais para a consolidação da cidadania, participação e equidade entre todos.
Seção + Q Inclusiva
Em 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas lançou um projeto em que pessoas com deficiência foram protagonistas das eleições. A Escola Patinho Feio, localizada na Ponta Verde, foi o primeiro local de votação em Alagoas onde todas as três seções eleitorais tiveram mesas receptoras de votos comandadas por pessoas com deficiências físicas e invisíveis.