Atendimento presencial é para os excluídos digitais, esclarece TRE/AL
Todos os serviços dos cartórios eleitorais – alistamento, pagamento de multa, regularização da situação, transferência de domicílio e alteração dos dados cadastrais – estão disponíveis no portal www.tre-al.jus.br, não necessitando de atendimento presencial.
As unidades da Justiça Eleitoral de Alagoas retomaram o atendimento presencial nesta segunda-feira (02) voltado as pessoas excluídas digitais, que são aquelas que não detém acesso à internet e a outros meios de comunicação digitais e/ou que não tenham possibilidade ou conhecimento para utilizá-los, inclusive com tecnologia assistiva. Todos os serviços dos cartórios eleitorais – alistamento, pagamento de multa, regularização da situação, transferência de domicílio e alteração dos dados cadastrais – estão disponíveis no portal www.tre-al.jus.br, não necessitando de atendimento presencial.
“As pessoas não devem se dirigir aos cartórios eleitorais para ter acesso aos serviços que estão disponíveis online desde o ano passado. Nosso atendimento presencial está voltado aos excluídos digitais e atuaremos orientando e esclarecendo dúvidas. Também não faremos impressão de títulos de eleitor, neste momento, para aqueles que concluíram atendimento eletrônico através do Título Net. O e-Título e a certidão de quitação eleitoral substituem o documento físico”, explicou Márcia Trocoli, servidora responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor de Maceió.
A servidora ressaltou, ainda, que desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Justiça Eleitoral se esforçou para modernizar e digitalizar todo o atendimento, fazendo com que o eleitor possa resolver suas pendências sem sair de casa, até mesmo em seu smartphone.
“Ainda estamos vivendo um momento pandêmico que requer cuidados e precisamos ficar atentos ao fluxo de pessoas nas unidades da Justiça Eleitoral, resguardando a saúde de todos, servidores e população”, afirmou Trocoli.