Apresentação. Acervo. Regimentos e Normas. Contato.
A Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas tem por objetivo apoiar o fomento à pesquisa e a recuperação da informação, por meio de seu acervo físico e digital, dando apoio às atividades institucionais do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
O acervo é especializado em ciências jurídicas, com ênfase no Direito Eleitoral, abrangendo, também, outros temas relacionados às atividades desenvolvidas pela área-meio da Instituição.
Conta com títulos físicos, distribuídos entre livros e periódicos, além de disponibilizar ao público interno um acervo digital composto por assinaturas de periódicos e bibliotecas digitais.
A Biblioteca integra a Secretaria Judiciária, sendo sua gestão conduzida em conjunto pela Coordenadoria de Jurisprudência, Documentação e Biblioteconomia - CJDB, AssessoriadeJurisprudênciaeDocumentação - AJD, e aSeçãodeGestãoe ApoioàBiblioteca– SEGAB.
Histórico
A Biblioteca iniciou suas atividades em julho de 1993, sob a Presidência do Desembargador José Agnaldo e Souza Araújo, nomeando a primeira bibliotecária, o que deu início aos primeiros trabalhos técnicos para disponibilização do acervo da biblioteca aos seus usuários.
No ano de 1990, recebeu o nome de Biblioteca Dr. Paulo da Rocha Campos, conforme Resolução TRE/AL nº 13.323/1999.
A partir de 2006, foi instalado o software de gerenciamento e automação de bibliotecas, ALEPH 500, promovendo a integração das bibliotecas dos Tribunais Regionais Eleitorais à biblioteca do Tribunal Superior Eleitoral, formando, assim, a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral – REJE, o que permitiu, a partir de então, a pesquisa unificada do acervo de todas as bibliotecas judiciárias da Justiça Eleitoral.
Em 2019, foi renomeada de Biblioteca Dr. Zoroastro Bezerra de Barros pela Resolução nº 16.001/2019 em homenagem, “in memoria”, pelos relevantes serviços prestados ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, por mais de 32 anos.
Estrutura Física
A Biblioteca oferece aos usuários mesas coletivas, computador com acesso à internet, disponibilização e orientação para utilização de acervo digital, consulta local com livre acesso às estantes e empréstimo domiciliar de livros e periódicos.
Os usuários contam com guarda-volumes para armazenar seus pertences, exclusivamente, durante o período em que permanecer na Biblioteca.
Resolução TRE/AL nº 13.323/1999 – Ato Normativo que denomina a Biblioteca de “BIBLIOTECA PAULO DA ROCHA CAMPOS”.
Resolução TRE/AL nº 16.001/2019 - Ato Normativo que denomina a Biblioteca de “BIBLIOTECA DOUTOR ZOROASTRO BEZERRA DE BARROS”.
E-mail: biblioteca@tre-al.jus.br
Formulário de sugestões/críticas/reclamações/elogios
Equipe:
Gisele dos Santos Freire de Menezes – Coordenadora de Jurisprudência, Documentação e Biblioteconomia
Sâmia Coêlho Tenório – Assessora de Jurisprudência e Documentação
Vera Lúcia Ferreira de Oliveira – Chefe da Seção de Gestão e Apoio à Biblioteca - SEGAB
Taciana Patrícia Alécio Silva Rodrigues – Assistente da SEGAB
Solange Yuri Monteiro Bito – Assistente da SEGAB