Núcleo de Enfrentamento à Desinformação
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) instituiu o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições, com a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral alagoana, à realização das eleições e aos atores nela envolvidos.
O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação será desenvolvido em atenção aos seguintes eixos temáticos: organização interna, com a coordenação de ações dentro do TRE, alfabetização midiática e informacional, com capacitações voltadas à identificação e checagem de práticas à desinformação; contenção à desinformação, instituindo medidas concretas que desestimulem práticas; identificação e checagem de desinformação e aperfeiçoamento de recursos tecnológicos.
O Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas é atualmente presidido pelo Desembargador Eleitoral Milton Gonçalves Ferreira Neto e terá, em sua composição, servidores do Tribunal que atuam na Assessoria de Comunicação e na Secretaria de Tecnologia da Informação, além de representantes da Polícia Federal (PF), da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), da Polícia Militar (PM), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, e do Sindicato dos Jornalistas.
ATAS
2025 (Ainda não houve reunião neste período)
2020 a 2024 (Não houve reunião neste período)
PORTARIAS
Portaria Presidência nº 175/2023 - Alteração a composição do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
Portaria Presidência nº 324/2021 (original e consolidada) - Institui o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (e revoga a Portaria Presidência nº 332/2020).
Portaria Presidência nº 332/2020 - Institui o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
2025
26/03/2025 - TRE-AL lança Observatório da Desinformação para fortalecer combate às notícias falsas
25/03/2025 - TRE/AL e instituições se unem e lançam o Observatório da Desinformação em Alagoas
17/03/2025 - TRE e UFAL debatem a criação do Observatório da Desinformação
11/02/2025 - No Dia da Internet Segura, TSE reafirma combate à desinformação nas redes
13/01/2025 - Juntos contra a desinformação!
2024
19/12/2024 - TSE publica resultados do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições 2024
28/11/2024 - Podcast do TSE "Democracia sob ataque" ganha Prêmio EBC de Combate à desinformação
08/09/2024 - ICS/UFAL e TRE promovem roda de conversa sobre o combate à desinformação
08/08/2024 - Acesse a íntegra dos acordos com plataformas digitais para combater mentiras nas eleições 2024
07/08/2024 - Presidente do TSE anuncia providências para fortalecer medidas de enfrentamento da desinformação
24/07/2024 - TRE e partidos políticos assinam termo de compromisso para as eleições
16/08/2021 - TRE institui o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação